Crítica I 48 Horas -1982

 

48 horas 1982 - Direção: Walter Hill

Em 1981, o diretor Bruce Malmuth lançou os Falcões da Noite, primeiro filme do gênero Dupla de heróis inter-raciais que combatem o crime, mas só foi no ano seguinte que este tipo de filme virou sucesso com a dupla Nick Nolte (o policial branco) e Eddie Murphy (um detento negro malandro das ruas), se unindo para pegar um perigoso criminoso em 48 Horas. Depois de 48 Horas é que veio Máquina Mortífera, A Hora do Rush e muitos outros sucessos do gênero,Apesar do sucesso de público e critica, 48 Horas demorou a ter uma seqüência. Somente após o sucesso da cine serie Máquina Mortífera (que copia 48 Horas) é que o filme teve sua segunda chance em 1990, quase dez anos depois do primeiro filme.48Horas-Parte 2 trás de volta Eddie Murphy e Nick Nolte como os protagonistas,Vários anos depois dos eventos mostrados no primeiro filme.

Em 48 horas 

O renegado policial Jack Cates liberta o assaltante de banco Reggie Hammond de uma prisão federal por 48 horas para ajudá-lo a capturar o antigo parceiro de Hammond, Albert Ganz. Tendo escapado da prisão, Ganz leva seu espírito matador por toda São Francisco, em busca dos desaparecidos meio milhão de dólares de um de seus assaltos. O pretensioso Reggie sabe onde o dinheiro está, mas engana Jack, se divertindo com sua liberdade temporária.

Prêmios

GLOBO DE OURO

Indicação

Melhor Revelação Masculina - Eddie Murphy



Mickey Rourke, Jeff Bridges e Clint Eastwood recusaram o personagem Jack Cates. Kris Kristofferson chegou a ser sondado, mas o papel ficou com Nick Nolte.




Alternativas

Gregory Hines era a primeira opção para interpretar Reggie Hammond, mas teve que desistir do personagem devido a Cotton Club (1984). 


48 Horas marca a estreia de Eddie Murphy no cinema.

Boa parte dos diálogos entre Nick Nolte e Eddie Murphy foi improvisada.

A palavra "fuck" e suas variações aparecem 48 vezes ao longo do filme. A quantidade nada tem a ver com o título do filme.

Depois que DON SIEGEL, que trouxe CLINT EASTWOOD e seu Dirty Harry ou MICHAEL WINNER com CHARLES BRONSON, poucos realizadores conseguiram algum mérito neste gênero, e claro colocando como padrão, a obra mais bem acabada e importante no estilo, pelo menos dos anos 70, que foi OPERAÇÃO FRANÇA.

Nesta realização de WALTER HILL, que retoma o tema de um agente policial como protagonista central, traz a assinatura de um cineasta que agrada cada vez mais.

Do western com CAVALGADA DE PROSCRITOS, a briga de gangs urbanas com WARRIORS, HILL se destaca pelo estilo ágil e viril.

Herdou muito seu estilo da escola de Diretores como SIEGEL, PECKINPAH, SAMUEL FULLER. Seu mundo é o espaço dos homens e a luta titânica entre indivíduos fortes e impiedosos, herdados também do Western, uma de suas influências mais marcantes.

Usando uma linguagem de muito folego e destreza cênica, HILL constrói uma película funcional, com estilo marcante e uma dupla de atores que fazem uma bela química NOLTE & MURPHY, o sério e sisudo e o malandro e esperto.


Diretor: Walter Hill

Elenco: Nick Nolte; Eddie Murphy



Comentários

Postar um comentário