CRÍTICA | GUERREIROS DE FOGO (RED SONJA)


 CRÍTICA | GUERREIROS DE FOGO (RED SONJA)

Um filme de Richard Fleischer com Arnold Schwarzenegger, Brigitte Nielsen, Sandahl Bergman, Paul L. Smith, Ernie Reyes Jr., Ronald Lacey, Pat Roach, Terry Richards, Janet Agren, Donna Osterbuhr, Lara Lambert


Para vingar o assassinato de seus pais pela maldosa e poderosa rainha Gedren, Sonja precisa roubar o talismã que lhe dá poderes extraordinários.

Red Sonja é uma personagem criada por Roy Thomas para Marvel Comics inspirada em contos de Robert E. Howard, ligada ao universo de Conan, o Bárbaro. Ela foi livremente inspirada em "Red Sonya de Rogatino", do livro de Robert E. Howard "The Shadow of Vulture". A partir de 2005, a série foi publicada pela Dinamite Entertainment.

O famoso produtor italiano Dino de Laurentiis inaugurou, em 1982, as adaptações cinematográficas das obras de Robert E. Howard com o excelente Conan, o Bárbaro, filme que, de quebra, revelou Arnold Schwarzenegger para o mundo. Infelizmente, porém, essa obra permanece, até hoje, a única baseada em criações do autor que se sobressai, com o restante já a partir de Conan, o Destruidor de dois anos depois, não tendo muito sucesso .


Não temos só Laurentiis para culpar, claro, já que a direção de Richard Fleischer no segundo filme do cimério temente a Crom é tenebrosa, ainda que o roteiro de Stanley Mann não tenha oferecido muito para ele trabalhar. Laurentiis partiu então para adquirir os direitos sobre Red Sonya (com Y mesmo), personagem também de Robert E. Howard que, porém, não tinha originalmente nenhuma conexão com o universo de Conan (até porque a história é baseada em fatos reais que se passavam no século XVI). Nascia, com isso, a adaptação mequetrefe de Red Sonja que não é nem de longe fiel à criação de Howard ou à de Thomas e Windsor-Smith.

A modelo dinamarquesa Brigitte Nielsen, então com 21 anos foi escolhida para ser a protagonista, o espalhafatoso sensei de Sonja, logo depois de um duelo absolutamente ridículo, diz que ela é a guerreira mais preparada que ele já viu, ou o espectador sente vontade de rir ou de esconder a cabeça no buraco mais próximo, Bergman como a vilã lésbica de rosto arranhado é a encarnação de desperdício de uma atriz até razoável.

Para não dizer que nada se aproveita, as participações do pequeno Ernie Reyes Jr (astro da série O Pequeno Mestre dos anos 80/90). como o Príncipe Tarn e do volumoso Ronald Lacey como Ikol, seu devotado guarda-costas, são bem divertidas. 

E é dessa forma que Guerreiro de Fogo (como se não bastasse o filme ser ruim, ele ainda ganhou esse título brasileiro completamente idiota…) entrou para a história um clássico dos anos 80 , a quem goste a quem deteste , o foto é que de tão ruim é acabou sendo bom.




Comentários

  1. Esse filme marcou época, marcou minha infância é até hoje sou fã do Arnold e da Brigitte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim também adoro , tranqueira eu amo kkkk

      Excluir

Postar um comentário