SANTA CLAUS - O Papai Noel 1985


 SANTA CLAUS -  O Papai Noel   1985



A história começa quando um velho lenhador e sua esposa (presumidamente estéril) tem o trabalho anual de fazer brinquedos de madeira e sair entregando nas vilas vizinhas. Mas em uma época particularmente ruim, eles acabam presos numa nevasca e salvos por um bando de elfos, que acreditam que ele é o escolhido da profecia que iria trazer alegria pras crianças do mundo. Ele então assume o trabalho mágico de todo ano entregar brinquedos feitos pelos elfos, num trenó puxado por renas voadoras e será chamado de Papai Noel.




Mas durante uma de suas jornadas, ele encontra um moleque sem teto e resolve ser amigo dele, bem como de uma guria podre de rica que deixava comida pro guri. Enquanto isso, o assistente do Noel tenta fazer uma máquina que faz brinquedos automaticamente, mas os brinquedos vem com defeito e ele entrega o cargo. 





O assistente vai pro mundo real, onde começa a trabalhar com um fabricante de brinquedos que está com a imagem pública arrasada porque ele botou vidro, pó e unhas dentro dos ursinhos de pelúcia.



É sério. 


Cabe a Noel vai resolver a situação  e trazer o assistente Patch de volta.




Bom, com um título desses, Santa Claus - O Papai Noel, logo imagina-se que se trata de um filme para crianças bobo como os filmes de hoje em dia que enburrece as crianças com uma história vazia.

É claro que é direcionado para crianças, mas aqui temos um belíssimo roteiro bem trabalho, uma fotografia linda que realça as cenas quando neva e a deixam muito reais. Os cenários coloridos em uma sala grande onde os duendes fazem brinquedos são muito bem feitos, e sim, estamos falando dos anos 80, onde não tinha a tecnologia de hoje. As renas não parecem reai mas ainda assim são muito fofas e Noel é um cara incrivelmente amável, que consegue passar tanto essa energia genuinamente bondosa, cativante e brincalhona mas também consegue ser um Noel um pouco mais preocupado e depressivo, quando seu trabalho passa a ser aparentemente desnecessário - graças ao trabalho impecável de David Huddleston como o bom velhinho.

Patch (Dudley Moore), está perfeito como sempre e é a grande estrela do filme, e a história gira em sua volta: um ser ingênuo que se deixa enganar pelo vilão maravilhosamente vivido por John Lithgow que aqui faz um trabalho impecável e memorável.

Embora tenha se tornando fracasso de bilheteria, com o passar do tempo virou cult e  ganhou um versão para DVD,.

Papai Noel: o Filme é uma tentativa direta de explorar os mistérios do Papai Noel com o objetivo principal de responder a algumas das perguntas básicas que muitas crianças têm sobre os mitos do Papai Noel, como como suas renas voam, como ele e sua esposa foram para Pólo Norte e como ele desce chaminés, entre outras coisas.

Embora seja um filme pra crianças, com momentos ingênuos e com um plot não exatamente desenvolvido, ele consegue brilhar na execução e funciona maravilhosamente bem. Dá um clima nostálgico, e traz as lembranças dos tempos bons que não voltam mais, um ótimo filme imperdível nessa época em que se aproxima o Natal.

  

Nota 10 

Dirigido por

Jeannot Szwarc

Produzido por

Pierre Spengler

Ilya Salkind

Estrelando:

Dudley Moore

John Lithgow

David Huddleston

Judy Cornwell

Burgess Meredith

Um Feliz Natal à todos!



Comentários