Matéria especial /Filmes Diversos

Em uma época sem internet e pouco acesso a informações a cruzada de Michael Keaton para torna-se um herói não foi fácil ,desde sua contratação para dar vida ao morcegão até conquistar os fãns de HQS inconformados com sua escolha. veja aqui sua jornada em busca de Bruce Wayne /Batman .
A carreira de Michael Keaton renasceu nos últimos anos graças a Birdman e, mais recentemente, sua participação em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. O ator encantou uma geração de jovens fãs de quadrinhos quando interpretou o Batman no filme que levou o herói mais uma vez aos cinemas.
No final dos anos 80, Tim Burton foi escolhido para dirigir o novo longa do herói e a Warner cogitou nomes de peso para interpretar o personagem, como Mel GibsonCharlie Sheen e o diretor chegou a oferecer o papel para Ray Liotta, que recusou o personagem por acreditar que filmes desse gênero eram para atores “menos capacitados”. “Na época eu falei: ‘Você está brincando comigo? Eu sou um ATOR’. Contudo, isso mudou. Agora é uma coisa boa pois te ajuda a trabalhar em outros filmes”, afirmou durante o Festival de Savannah em 2012.
Então, o produtor Jon Peters sugeriu Keaton e o cineasta, que havia trabalhado com ele em Beetlejuice, começou a considerá-lo para o papel. Burton ainda não estava certo da ideia, mas havia gostado de sua química com o ator no outro longa e concordou em lhe dar o papel principal. Porém, não demorou muito para ele perceber que a escolha era muito mais arriscada do que parecia.
Conhecido mais por comédias, a decisão de escalar Keaton revoltou o público e imediatamente fãs e críticos caíram em cima do diretor pela escolha e diziam que a essência do Homem Morcego – que estava muito mais sombria nas HQs graças a histórias como Batman: Ano Um, de Frank Miller, e A Piada Mortal, de Alan Moore - seria perdida por conta da veia cômica do ator.
Como não haviam redes sociais na época, a Warner recebeu cerca de 50 mil cartas reclamando da escolha, explica o site CinemaBlend. Até mesmo Michael Uslan¸ que era produtor do longa, questionou a indicação de Keaton para o papel. “Ele é um comediante. Quero dizer, o que o pôster vai mostrar? Que o cara de ‘Profissão Doméstico’ é o Batman?”.

A pressão estava em cima do ator, que afirmou em 2011 para LA Times que essa foi uma das épocas mais solitárias de sua carreira. “Eu estava sozinho, o que acabou sendo bom para o personagem. Eu corria a noite em Londres só para ficar cansado o suficiente para dormir. Eu não falava com as pessoas”.
A pressão não diminuiu com o tempo, mas eventualmente ele teria de usar o traje do herói. E isso começou a mudar a recepção ao seu redor. Rapidamente, produtores começaram a dar entrevistas que o ator estava incrível como o Batman e começaram a passar confiança para que o ator desempenhasse seu trabalho. Porém, o público continuava incerto.
Em uma época sem internet, uma foto publicada em diversas revistas revelou o visual do Homem-Morcego e as pessoas ficaram encantadas com o visual. As dúvidas finalmente acabaram quando o longa estreou e os fãs adoraram a performance de Keaton, que reprisou o herói mais uma vez em Batman: O Retorno.
Sua jornada como o Cavaleiro das Trevas só chegou ao fim nos meados dos anos 90 por conta de divergências com o diretor Joel Schumacher, que assumiu a franquia e queria dar um tom mais leve ao herói. “Eu sabia que estava em apuros quando ele disse: ‘por que tudo precisa ser tão sombrio?’”. Com isso, ele acabou substituído por Val Kilmer em Batman: Eternamente e por George Clooney em Batman & Robin, longa que fez com que a franquia fosse paralisada até Christopher Nolan dar nova vida ao personagem no início dos anos 2000. 


     . 





Atualmente o ator, que completa 66 anos neste dia 05 de setembro, conta com o carinho dos fãs mais antigos, que ainda ligam seu nome ao do Homem-Morcego. Porém, ele precisou passar por muita provação e críticas para se tornar O Batman       

Comentários