Resenha-Cama ardente

The Burning Bed, 1984. Direção: Robert Greenwald

É um filme que aborda a questão da violência doméstica contra a mulher ,apesar de antigo é muito atual nele uma dona de casa de Michigan mata seu marido após anos de agressão, ela é julgada pela lei, e seu caso entra para a história. A realidade e a crueza da obra dão o tom perfeito à trama, que narra uma época marcada pela cultura da violência doméstica e o sentimento doentio de controle da esposa pelo marido. Farrah Fawcett dá um show de interpretação ao retratar a impotência, sofrimento e aparente fragilidade de sua personagem ela é mais conhecida pela série as panteras exibida na globo infelizmente jã faleceu devido a um câncer, realmente era uma  linda mulher .
É incrível como ela consegue passar todo o peso dramático do papel com naturalidade e sem exageros, Francine, interpretada por Farrah Fawcett, casase-se com Mickey, interpretado por Paul Le Mat, nos idos da decada de 60. Tendo suportado a recorrente violência do marido e sucessivos espancamentos até matá-lo, ela põe fogo na cama enquanto ele dormia. 

Resultado da sua pesquisa para resenha cama ardenteRoupas curtas ou mesmo um sorriso para os amigos eram motivos de suspeita que alarmavam o ciúme doentio. Os pais dele tão próximos não faziam nada para impedir a violência, que no final das contas era naturalizada. O temperamento mimado e agressivo de Mickey é essencialmente análogo ao de seus pais de quem recebeu a criação. Isso é evidente no filme.
Imagem relacionada Apesar de antigo, representa uma realidade atual e trágica que não se desfez com tempo. Algumas questões sobre a própria condição humana, a maneira como relacionamos uns com os outros são levantadas ao longo da história e longe de serem respondidas,  reflexões extensas, as quais podemos lançar a compreensão junguiana. O que é ser homem? O que é ser mulher?

trailer ;




Comentários