A Verdadeira história da Bela e a Fera


Resultado da imagem para a bela ea fera 2017
Assim como outros contos de fadas, A Bela e a Fera é um conto bem antigo que ao longo do tempo foram surgindo diferentes versões adaptadas a determinadas culturas e épocas. A mais famosa e conhecida hoje  foi a adptação da Disney ,que tranformou o conto em umas das animações mais  lindas do cinema recentemente podemos ver a versão live-action 
com a Bela (Emma Watson) fazendo jus ao nome .Mais você conhece a verdadeira história que deu origem a esse conto a essa linda história que nos mostra que a verdadeira beleza não está na aparência mais sim no interior de uma pessoa .Bem então vamos a ela conheça a verdadeira história por traz da Bela e a Fera ou"Beauty and the Beast" 

Origem de “A Bela e a Fera”

Uma das histórias que teria inspirado o conto seria a de uma doença chamada hipertricose, conhecida como “síndrome do lobisomem”. Registros históricos dão conta de que “A Bela e a Fera” tem origem na vida do espanhol Pedro Gonzáles, nascido no século XVII, na região das Ilhas Canárias. Vítima da síndrome, ele tinha o corpo coberto de pelos e sua aparência fez com que ele fosse tratado como bicho.
Ainda criança, Gonzáles foi oferecido como presente para Carlos V, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, que resolveu “adotar” o garoto, dando-lhe educação e roupas nobres. Quando Carlo V morreu, Pedro passou a ser criado pela rainha francesa Catarina de Médici, que lhe arranjou um casamento. A história conta que a jovem escolhida se assustou com a aparência do futuro marido, mas que o tempo de convivência fez surgir um amor verdadeiro.
Essa história teria sido a inspiração para o conto escrito originalmente em 1740 pela francesa Gabrielle-Suzanne Barbot, a Dama de Villeneuve, e mais tarde adaptado por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, cuja versão – mais resumida – acabou se tornando mais famosa do que a original.

Detalhes macabros

A versão de Beaumont teria deixado de lado alguns elementos mais macabros do “conto de fadas” que estavam presentes na primeira versão. Um deles é o de que a Fera perdeu o pai e mãe ainda na infância e foi criado por uma fada malvada, que tentou seduzi-lo quando ainda era criança. Diante da recusa, a feiticeira o transformou em um animal.
Além disso, no conto original, Bela não seria filha de verdade do mercador, e sim de um rei. Quando seu verdadeiro pai foi vítima de uma tentativa de assassinato pela mesma fada do mal, Bela toma o lugar de uma filha morta do mercador para se disfarçar.
Na versão de Villeneuve, Bela tem ainda duas irmãs más: depois que a princesa e a Fera se apaixonaram, as irmãs delas elaboraram um plano para mantê-la fora do castelo por muito tempo, o suficiente para fazer com o que o príncipe a devorasse quando ela retornasse.

Comentários